domingo, 24 de abril de 2011

Onça pintada e Mulher Satisfeita não podem ser pintadas por cubistas.

Diálogo de um jantar:


_Hum. _ diz ele anunciando sua fala entre um penne e outro_ Comprei um anel para você.
Ela levanta as sobrancelhas e diz: Anel?
_É. Um tipo de jóia que se põe no dedo_ uma piada sem sentido_mas eu não vou te dar_completa o homem.
_Porque não?_ no fundo ela pensa, o porquê ele anunciou que ia lhe regalar se não tinha a intenção de faze-lo...
_Porque você vai aceita-lo mas não vai fazer do jeito certo, não vai falar a coisa certa, e nem agir do jeito que você deveria.
Os talheres escorregam da mão dela, e um olhar fixo e risonho sai do seu olhar. É complexo o pensamento, apenas o gesto da olhada era muito claro pra ele que via.
_ O que eu devia responder agora? Não sei o que falar. Eu nem sei o que você quer ouvir. E como é que você tem a prepotência de adivinhar? _ Num tom tão suave quase uma brincadeira.
Ele ri. _Ué, eu só sei. Eu queria mesmo que fosse muito claro de enxergar sem muros e sem caixas o que eu posso dar. E você aceitasse, e diria: eu assumo. Eu quero, eu te garanto, você não precisa mais do abrigo na loucura, tem eu. _ um engasco. E ele continua. _ Mas não dá pra hipotecar caráter, nem amor ...
Então ela olha, mais fixamente. Engole um suspiro, um choro, uma vela, um trem, um esôfago, três besouros, meio macaco, e diz:
_Eu te amo. Mas nessa história, eu não posso te dizer nada disso. Escute bem ao pé do ouvido o meu maior segredo:


Eu sou a mulher
Eu sou apenas a mulher
Eu sou toda.



Laís Castro.



"Essa menina que você seduz
E um dia depois
Sem mais nem mais, esquece
Ela, no fundo, é uma atriz
Quando beija a sua boca
E nada acontece

Essa menina que você seduz
Agora é uma atriz
Saída de outra peça
Chamada "Doces Ardis..."
Quando beija a sua boca
Ela começa a fraquejar
Por onde anda a sua mão
Você só quer se aproveitar
E ela delira
Rodopiando no salão
Os dois parecem um casal
Mas é mentira

Essa menina pode ir pro Japão
Na vida real
Você é quem enlouquece
Apaga a última luz
E nos cantos do seu quarto
A figura dela fosforesce
Ao som do último blues
Na Rádio Cabeça
Se puder esqueça
A menina que você seduz"
O Último Blues - Chico Buarque.

Nenhum comentário: